Família

02/01/2019 09h30

Finais e começos

Qual a importância de comemorar encerramentos e inícios de novos ciclos?

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Fireworks 3816694 1920 (1)

Essas datas têm um poder simbólico e influenciam na reflexão, na renovação das energias e no bem-estar.

Época de virada de ano, muitas pessoas param para pensar sobre tudo o que passou e começam a fazer metas para o próximo ciclo. Esse comportamento também é comum na época que antecede o aniversário e em outros momentos que representam o início ou o fim de um ciclo da vida.

Essas datas têm um poder simbólico e influenciam na reflexão, na renovação das energias e no bem-estar. Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura e saiba mais!

 

A comemoração do ano novo

As comemorações de início de um novo período acontecem há mais de 4 mil anos. Entretanto, a passagem era contada pelas estações do ano e as festividades voltadas para pedidos de alimento e fartura.

A virada de ano, no dia 1 de janeiro, foi introduzida em 1582, com o calendário gregoriano, e, assim como acontece atualmente, a passagem representava esperança e prosperidade. Por esse motivo, o ano novo é uma data bastante aguardada para muitas pessoas, que veem no período um momento de renovação.

Embora não haja uma mudança concreta, afinal, a passagem do dia 31 para o dia 1 é igual a todas as outras noites, a data tem um poder simbólico de encerramento de um ciclo e início de outro. O ritual do Ano Novo, com festas, roupas e crenças também tem um papel significativo nisso, marcando a virada do ano e dando mais energia e motivação para o próximo período.

Esse comportamento é natural e incentiva o encerramento e início de tarefas. Por isso, é tão comum que as pessoas façam resoluções para o próximo ano.

 

A comemoração do aniversário

A comemoração do aniversário acontece há muitos anos, desde o Egito Antigo, há 3000 AC. Naquela época, as festividades eram exclusivas de faraós e deuses, e o mesmo acontecia com os gregos.

Durante o início do cristianismo, o costume foi abolido devido à sua origem considerada pagã, entretanto, no século IV, a igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, o que nos tempos atuais é o Natal - e a partir daí ressurgiu o hábito de festejar o aniversário.

Algumas pessoas gostam de comemorar o aniversário e planejam a data com semanas de antecedência, já outras não gostam nem de tocar no assunto. Em que perfil você se encaixa?

Essa atitude pode variar de acordo com os costumes familiares, religião, personalidade, entre outros aspectos, contudo, a data exerce um papel importante em nossas vidas. Durante a infância a comemoração do aniversário tem um aspecto cognitivo e emocional, mostrando para criança que os anos passam e ela está crescendo.

Já na fase adulta, esse período se torna uma oportunidade de agradecimento, reflexão, traçar metas e celebrar com amigos e familiares.

 

A importância de encerrar e iniciar ciclos

De forma geral, o ser humano tem dificuldade de sair da zona de conforto e fazer mudanças. No entanto, esse é um processo necessário para a renovação, para descobrir novas oportunidades, aplicar melhorias na saúde e na vida, aumentar o bem-estar, entre outros aspectos.

O encerramento de um ciclo não precisa necessariamente ser acompanhado de uma data marcante. Muitas vezes, isso acontece de forma gradativa, e o indivíduo percebe os sinais no dia a dia. A falta de motivação e a insatisfação, por exemplo, podem indicar o momento de sair de um emprego, terminar um relacionamento, dar um passo maior na carreira etc.

Contudo, as datas simbólicas, como o aniversário e especialmente o Ano Novo, representam o encerramento de um ciclo e, muitas vezes, funcionam como um incentivo para mudanças. Na virada do ano, há um comportamento coletivo de balanço sobre a vida, o que acaba gerando uma motivação maior para iniciar e fechar ciclos.

Esse comportamento é natural e gera sensação de bem-estar, pois renova as esperanças e se torna um momento para rever os erros, fazer coisas diferentes etc. Mesmo que as resoluções de Ano Novo não se concretizem, o período é positivo devido ao otimismo gerado.

Como vimos, as comemorações, início e encerramento de ciclos fazem parte das nossas vidas há muitos anos, e são um período significativo para tomar decisões, estabelecer metas e aplicar mudanças. E você, qual a sua tradição nesses momentos de recomeços? 

 

 

X