Guia de qualidade

Sushi3
Legislação e Validação Sushi Porto Alegre - Consultor Eduardo Silveira
De Eduardo
Considerando o elevado risco sanitário acerca de alimentos que são consumidos crus, que não sofrem processo de cocção prévia ao consumo, e que exigem controles sanitários específicos e rigorosos quanto a aplicação das boas práticas de produção, preparo e comercialização, e devido à complexidade e a peculiaridade inerente ao processo de produção e preparação de sushis e sashimis e demais itens da culinária japonesa, envolvendo pontos críticos de controle, em agosto de 2016, o Município de Porto Alegre-RS, aprova as exigências mínimas necessárias para a produção, preparação e comercialização de sushis, sashimis e demais itens da culinária japonesa, quando aplicável.
O arroz temperado utilizado para o preparo de sushis e demais alimentos também entra no monitoramento e controle nesta Portaria.
O laudo laboratorial e os documentos comprobatórios deverão estar à disposição, no estabelecimento, para fins de verificação da Autoridade Sanitária.
Para atender a Portaria SMS 1109/16, um Relatório completo é emitido com todas as análises, para que sejam encaminhados à Vigilância Sanitária, afim de validar o Processo da Produção e Comercialização dos sushis e afins.

Público alvo: Estabelecimentos que produzem, preparam e/ou comercializam sushis, sashimis e demais itens da culinária japonesa, no município de Porto Alegre/RS.